23 de ago - 2011
A arte da Paz
A convite do meu amigo Rodrigo Mendonça, fui conhecer o Aikido. Confesso que não sou muito de esportes de luta, mas logo descobri que na verdade não tem nada disso e gostei da prática. Aikido: Ai = Harmonia + Ki = Energial Vital + Do = Caminho. Todos me receberam super bem e logo percebi que ali as pessoas esquecem do mundo lá fora. Todos ajudam a varrer o lugar, a organizar o ambiente. Na verdade um das primeiras lições, humildade e boa vontade. E isso também durante a prática, todos se ajudam.
O fundador Morihei Ueshiba (1883-1969) definiu o Aikido: “… é uma arte marcial baseada na verdade universal. Este universo é composto de muitas partes diferentes e ainda assim, o universo como um todo é uno como uma família e simboliza o estado último da paz. Por ter esta visão do universo, o Aikido não pode ser nada além de uma arte marcial da harmonia e de não violência”.
Alguns dos benefícios dessa prática: proporciona reflexos rápidos, possibilita uma existência harmoniosa, elimina as tensões e o estresse, trabalha o autoconhecimento, propicia a defesa pessoal, não é competitiva e por essência busca o aprimoramento físico, mental e espiritual.
Além disso pode ser praticada por homens, mulheres e crianças, desde que você mesmo saiba respeitar os limites do seu corpo. Isso me lembrou um pouco da Yoga (o aquecimento do Aikido também lembra alguns exercícios). Para saber mais acesse o site deles.