29 de ago - 2011
Piadineria, casa de massas, ristorantino
Cruzei a ponte e faço deste o primeiro post de Floripa nas terras continentais da cidade. Estava bem curioso pois já tinha ouvido falar muito do bem do italiano que abriu sua cantina de massas no Estreito. E claro que fui correndo conhecer o Il Pepe Nero – Piadineria, casa de massas, Ristorantino.
Entrei numa casa pequena e com poucas mesas e fui logo recebido pelo dono e chef Alessio Nero. Ele mesmo trouxe o cardápio, fez o meu pedido, cozinhou praticamente na minha frente e depois cobrou a conta. Na verdade é isso mesmo, só havia ele lá. O que obviamente achei o máximo!
Além do restaurante, ele vende massas caseiras congeladas ou feitas sob encomenda. São mais de 500 combinações de molhos e massas possíveis feitas com sêmola de grano duro e ovos, sem conservantes e saborosíssimas.
Sentei na minha mesa sozinho e me senti bem no pequeno salão. Escolhi a massa e o molho e depois ainda vi o Alessio cozinhar na minha frente. Um show a parte:
Se você quer comer correndo não recomendo, vá com pelo menos 40 minutos livre para apreciar a comida. De entrada pães quentinhos:
Meu pedido: Spaghetti com molho rústico ( Tomate, alho, manjericão e azeite). Sim bem simples mas delicioso. Acertei no pedido e acho que consegui sentir o sabor da massa e do tomate como eu queria. Aprovado!
Eu comi tudo mesmo, não sobrou nada. Quando ele veio na mesa perguntou se eu não queria sobremesa e me falou da especialidade dele a torta Imperiale com biscoitos e camadas de mousse de chocolate italiano (Gianduia). Eu falei que não tinha mais como comer, mas só por causa do Concierge Floripa (ótima desculpa a minha) acabei pedindo. A torta é muito mas muito boa, eu comi de olhos fechados.
Para quem não conhece, Gianduia é uma pasta que contém cerca de 70% de chocolate misturado a outros 30 % de pasta de avelã. Foi criado por Paul Caffarel e Michele Prochet, donos da Caffarel – uma das mais clássicas fábricas de chocolate da Itália. No início a gianduia tinha função energética e somente mais tarde virou febre gastronômica refinada.
Depois de comer muito bem e demais sai correndo e atrasado para minha reunião. Ah claro antes paguei a conta de R$ 45 🙂
11 respostas de “Il Pepe Nero”
Deixe seu comentárioOi Ana Paula que bom eu noto sempre seus comentários e likes no Facebook obrigado!
A piadina eu não experimentei, por isso acabei nem falando nela, mas qualquer hora eu vou lá para isso hehe.
Se tiver alguma dica ou lugar aqui da ilha diferente me passa, quem sabe vamos até lá!
Abraço!
Conheço esse lugar desde que abriu, sem alarde, discreto, com uma cozinha caprichada e o atendimento personalizado do proprietário, uma italiano “buona gente” que preza pelo cuidado e atenção com seus clientes. E ainda recomenda alguns vinhos da Sardenha ótimos! Fico feliz que vocês tenham feito essa descoberta e estejam divulgando. Gosto dos comentários porque me parecem sinceros e honestos. É com esse diferencial que vocês vão se sobressair entre tantos outos sites e blogs que andas por aí. Parabéns!
Olá Maristela,
Realmente o lugar é muito legal né, espero que ele consiga manter esse padrão. Obrigado pelos elogios, vindo de uma pessoa que tem tanta experiência com comunicação fico bem feliz.
Abraços!
Este restaurante alem de ser aconchegante é delicioso, uma otima opção para Florianópolis em local tranquilo e facil de chegar. Parabens Alecio
Olá, adorei a reportagem e quero compartilhar com vocês que amei o restaurante.Fui levada pelo marido Rilson Flaúbert que por sinal já havia ido várias vezes o qual aprecia muito. Somos aqui de Natal e recomendo a todos os amigos que forem a Floripa .Sucesso! E com certeza até a próxima!
Abraços!
Olá Simone que bom que você gostou! Fico feliz em saber que tenho leitores por ai. Já conheci Natal e posso dizer que sua cidade é maravilhosa!
Abraços!
Nunca mais comprei massas em outro lugar. Levo sempre as massas e os molhos fenomenais que ele mesmo faz. Massas e molhos de primeiro mundo. Nem na Itália conseguem superar o Chef Aléssio…
O IL Pepe Nero é um lugar muito 10, aconchegante e atendimento incrivel. As combinações entre massas, molhos, queijo e um bom vinho é perfeito.
Congratulazioni Alessio e Aline!
Já tive a oportunidade de ir ao Il Pepe Nero algumas vezes, e só de lembrar fico com água na boca. A comida é uma delícia, o ambiente é muito aconchegante e o fato de sermos atendidos pelo próprio chef, que também é quem cozinha e dá as dicas, é algo singular. Recomendo a todos.
descobri esse restaurante nesse ano…é nossa pedida de sábado na hora do almoço…ótimos pratos, atendimento…e as massas artesanais para levar para casa batem qq outra!!!Amo esse lugar!!recomendo!!
Olá!
Acompanho as postagens de vocês, as quais adoro. O IL Pepe Nero é um lugar incrível e muito aconchegante. Considero um item singular a PIADINA – finíssima e você escolhe o recehio que mais aprecia. Adoro a opção Marguerita!
De sobremesa a imbatível Torta Imperial (não deixem de provar quando forem lá novamente).
Um grande abraço e parabéns pelos excelentes posts.
Ana Paula Groth
Porto Alegre/RS