22 de set - 2011

Tags

O paraíso das cervejas

Sweet Home Craft Beer

As vezes as coisas mais fáceis ou que estão perto da gente ficam por último, normal. O problema é descobrir que tem um lugar a metros da sua casa que tem um dos melhores cafés da cidade e só descobri-lo depois de um ano ou mais da sua abertura. Estou falando da Sweet Home Craft Beer, que fica escondidinha na rua São Jorge, perto do Hippo supermercados. Conversando com o Zeca, o proprietário, descobri que o lugar é uma mistura de délicatesse com show room de distribuidora de bebidas, cafés especiais, vinhos finos e das incríveis máquinas de café La Marzocco entre outros produtos de qualidade top.

Então o pessoal acaba indo lá para degustar e conhecer os produtos antes de comprar mas claro que nós, meros consumidores, também podemos fazer nossas comprinhas hehe. O espaço é lindo e bem iluminado numa construção nova com pé direito bem alto, o que deixa o lugar muito agradável.

Vou começar falando dos cafés. Eles vendem vários tipos de cafés especiais, inclusive o famoso Café Octavio de São Paulo. E foi com esse grão que tomei um café muito bem tirado da linda máquina branca super ultra plus mega hehe La Marzocco:

Ainda sobre café, eles vendem vários acessórios para baristas e as famosas syrups da marca francesa Monin, que tornam os cafés com sabores de frutas. Ahhh eles também organizam treinamentos para baristas, restaurantes e afins.

Águas da melhor qualidade e outros afins do café:

Agora o mais legal e interessante: as cervejas. Eles trabalham com acredito eu mais de 200 tipos e marcas de cerveja, sim acho que é isso mesmo mas não estou certo hehe:

Vale destacar a cerveja Delirium Tremens. A cerveja belga começou a ser produzida apenas em 1989 pela cervejaria Brasserie Léon Huyghe e chegou a ser considerada, em 1998, a melhor cerveja do mundo quando recebeu a medalha de ouro no World Beer Champioship em Chicago. Se você achou o nome estranho explico: Delirium Tremens é o nome usado para a reação de psicose causada por abstinência em alcoólatras. Pesado né, tão pesado que nos EUA chegaram a vendê-la com outro nome durante um tempo.

Vamos aos dados:

Delirium Tremens – Belgian Golden Strong Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média duração, de cor branca, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (abacaxi), fermento, fenólico, picante, condimentado,leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (abacaxi), fenólico, picante, condimentado, álcool, bom amargor final, bom corpo.

A Delirium Nocturnum, mais nova mas também da mesma linha:

Delirium Nocturnum – Belgian Dark Strong Ale, Ale, 8.%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, turva, presença de muitos sedimentos de fermento.
Espuma: Alta formação e média duração, cor bege escura, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (ameixas, passas), caramelo, toffee, torrado, fermento, fenólico, picante, condimentado, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (ameixas, passas), caramelo, toffee, fenólico, picante, condimentado, leve torrado, leve acidez, álcool, amargor final potencializado pela sensação alcoólica e picante, ótimo corpo, licoroso.

Outra que vale a pena comentar é a Deus:

Essa cerveja, também belga, além de sofrer três momentos de fermentação tem parte do seu processo de produção na região de Champagne, na França, onde recebe açúcares e fermentos especiais, desta vez já na garrafa.

Estilo: Belgian Strong Ale

Sabor: Malte, frutado, picante, especiarias, doce, lúpulo. Complexo.

Aroma: Malte, fermento vinícola, lúpulo, pêssego, cítrico.

Aparência: Dourada, com uma espuma densa e duradoura. “Borbulhante” como um champagne!

Teor Alcoólico: 11.5%

Vai bem com: salmão, moqueca capixaba, lula

Ela deve ser servida entre 2 e 4ºC em copos flute previamente gelados.

Garrafa: 750ml

Ufaaaa chega hehe, quer saber mais é melhor passar por lá! A não posso esquecer de dizer que para quem gosta de bolachas de cerveja, eles tem um cestinha com várias por R$ 1 cada!

 

 

 

 

Rua São Jorge, 160. Centro, Florianópolis. Tel: (48) 3333-0100

Comentários

4 respostas de “O paraíso das cervejas”

Deixe seu comentário
  1. Rafael R. disse:

    Espero que tenham melhorado, porque eu pedi um latte café e a mulher não sabia o que era. Tiveram que perguntar pra mim o que era.

    • Guilherme disse:

      Olá Rafael,

      então como falei no post foi a primeira vez que eu fui quem me atendeu era um barista. Ele tirou o café 2 vezes, para na segunda ficar muito bom! Não sei como é no restante do tempo hehe!

      abs!

  2. Anike disse:

    Onde fica esse café,eu trabalho na Trajano,é exatamente a onde no centor,perto do que/???

Newsletter

Novidades direto no seu e-mail. Cadastre-se aqui!