10 de out - 2011
A Bahia do sul é aqui!
Você que sempre passa em frente e fica curioso para conhecer o Cantinho do Acarajé, no final da Av. das Rendeiras, se não o fez agora chegou a hora! Ao sair da praia neste domingo o trânsito me deixou parado quase por uma hora, foi quando então tive a brilhante ideia de comer acarajé.
Fui recebido pela simpática baiana de Itacaré Ana Conceição, mais conhecida como Ana Baiana. Conversando com ela descobri que o Cantinho do Acarajé nasceu de um projeto pessoal que Ana fez durante a faculdade de Turismo. Ela começou vendendo cocada para os colegas e quando notou o pessoal já estava pedindo mais. E foi assim que no verão de 2002 Ana abriu o Cantinho do Acarajé.
O começo foi difícil e como ela mesmo falou “o negócio foi feito no estilo baianes” hehe. Até hoje ela não tem um horário fixo de trabalho mas geralmente é mais fácil encontrar o lugar aberto depois das 17 e até as 22 horas. O lugar é simples mas acho que faz parte mesmo da experiência. Mas não fique desconfiado, porque o acarajé da moça é muito bom.
Ana na panela com a massa do acarajé:
A panela com o azeite de dendê e o bolinho do acarajé. Notem que existe uma cebola que fica sempre dentro do azeite que tem a função de manter a cor e o aroma do azeite:
Os recheios do acarajé. O primeiro é o vatapá, feito com massa de pão de trigo dormido e azeite de dendê:
Outro famoso nome é o caruru. Um mistura de quiabo com outros ingredientes que não perguntei:
Agora é a vez do camarão defumado um dos ingredientes mais famosos do acarajé:
Finalizando com o tomate picadinho e a pimenta extra, mega, super forte hehe que esqueci de tirar foto:
A mesa com todos os ingredientes onde Ana monta o acarajé:
Ahhh que coisa mais boa! Depois de tanto trabalho o resultado final, O acarajé. Sim o maiúsculo de tão bom que é:
Claro que só isso não matou minha fome. Aproveitei para experimentar a tapioca com a carne seca desfiada que ela tinha acabado de fazer:
Delícia:
De sobremesa tinha cocada de banana:
E olha o visual do pôr do sol que ainda peguei por lá:
Gastei R$ 20 e curti o restante do trânsito feliz até minha casa!
4 respostas de “O arretado Cantinho do Acarajé”
Deixe seu comentárioOi Andrea claro lembro sim!
Pois é o site voltou agora no final de junho. Que bom que você está gostando e obrigado pela propaganda hehe.
Abraços!
Bem lembrado, um dia tava com vontade de comer acarajé, mas nem me lembrava desse lugar. O pior que moro na Lagoa.. Deixa pra próxima!
É muito bom Rafael, vai lá sim!
Guilherme, tudo bem?
Tu não deve lembrar de mim, sou amiga da Vanessa e te conheci através dela. Ela me mostrou o teu site em 2008 (acho) e recentemente descobri tua página no face. Estou adorando teus posts e fazendo propaganda! Parabéns!