21 de nov - 2011
Pra fugir de Floripa, em Floripa! + de 1.000 rótulos de vinho!!!!
Há muito tempo eu estava para conhecer este lugar e finalmente tive a oportunidade. O Vino Bistro fica do lado de casa e tive uma feliz surpresa ao ver o lugar cheio e um espaço muito bonito. Para quem passa na frente pode não perceber que ali funciona um bistrô da melhor qualidade e com incrivelmente mais de 1.000 rótulos de vinhos. Sim isso mesmo! Essa é sem dúvida a melhor carta de vinhos da cidade.
O charme do ambiente todo em madeira e sentar em uma mesa e ficar rodeado de milhares de garrafas te leva para qualquer grande cidade do mundo, menos Floripa. Não estou querendo falar mal daqui, mas é que o padrão do Vino Bistrô é muito bom para o tamanho da cidade. Mas não confunda isso com caro, pois achei o valor deles bem acessível para o conceito do lugar.
Com tantos vinhos a sua volta, eles não possuem uma carta física. Você terá o prazer de conversar com os proprietários Mônica Rabelo e Hélcio Gleizer e receber sugestões e ajuda para escolher o seu vinho.
Antes de começar a falar do nosso jantar, vou deixar uma dica muito boa. Eles vendem o famoso Panettone Fasano:
Mônica nos presenteou com uma garrafa do espumante gaúcho Giaretta Brut, que eles estão representando:
Ok já estamos servidos de nossa taça, podemos começar os trabalhos escolhendo no menu enxuto e maravilhoso dos chefs Rafael Cotrim e Marcelo Jorge. Iniciando com o couvert com pães quentinhos feitos na casa com berinjela, cebola e pimentões e uma manteiga temperada com sour cream e salmão defumado:
As fotos não ficaram boas e não mostram a bela apresentação dos pratos como eu queria. De entrada pedimos Gamberi e Zucca (camarões glaceados em leito de abóbora) e Salmão em leito de folhas (salmão defumado, mix de folhas verdes e sour cream):
Estavam impecáveis! Agora chegou a hora de escolher o prato principal. Confesso que, além de estar muito bom, achei bem servido. Fomos de peixe do dia em crosta de amêndoas ( olhete era o peixe, acompanhado de um risoto divino de brie e damasco) e Lascas de cordeiro ao molho demi-glace com couscous marroquino:
Claro que ainda tinha espaço para a sobremesa ( não tinha mas eu dei um jeito de achar hehe). Petit Gateau de chocolate com avelãs e frutas da estação. Acompanhados de sorvete feito na casa (assim como o petit gateau):
Ufa! Como é bom comer bem. Realmente é um dos melhores prazeres da vida. Depois dessa maratona o total, bebidas à parte, foi cerca de R$ 180. Válido pela qualidade e pelo jantar completíssimo que tivemos.