2 de fev - 2012
A cozinha do premiado chef João Leme
Matéria originalmente escrita para a coluna Food Hunter do Destemperados.com.br!
Quem nunca saiu de Floripa e foi para Balneário Camboriú só pra pegar uma das super baladas? BC (para os íntimos) é referência internacional quando o assunto é noite, porém a cidade tem um lado gastronômico forte que muita gente desconhece. Desde os butecos mais chulés a restaurantes de alta gastronomia, Balneário oferece de tudo e para todos os gostos e bolsos.
Sempre que chego por lá fico mais feliz! Dessa vez o meu destino foi a cozinha do premiado e super chef João Leme, o Bistrot La Table. Fica numa esquina da Barra sul, na linda avenida Atlântica com seus prédios de 40 e poucos andares.
Essa é uma daquelas noites que você ta afim de passar beeeem mesmo, sem economias hehe. O lugar é chic mas ao mesmo tempo despretensioso, pra ficar à vontade mesmo.
Um esquecimento meu: nao tirei foto do banheiro que tem um aquário enorme na parede. Acho que fiquei lavando a mão alguns minutos olhando para ele. Tá mas vamos ao que interessa, começar o jantar. O couvert veio lindamente com pães da casa, foie gras com geléia de framboesa, uma espécie de coalhada com azeite e manteiga claro!:
Para acompanhar, que ninguém é de ferro, pedimos um Winemaker’s Lot Riesling 2007. Vale pelo ótimo custo benefício do vinho que é produzido pela Concha y Toro no Valle Bío-Bío, local que já é conhecido pela produção de bons brancos.
Um mimo do chef (que não tem no menu) preparado com carpaccio de Haddock Defumado e macedónia de maçã com erva doce. Ai ai:
Brasilidade! Sim é isso que eu chamo quando chega na minha mesa um tartare de atum com incrível chantily de wasabi (um dos destaques da noite) e abacate.
Sentiu que o chef João Leme manda bem? Se vocês ainda não se convenceram, vem comigo e acredita nessa lagosta acompanhada de risoto de pupunha e fettuccini de legumes.
Eu tive a infelicidade de esquecer de tirar foto do prato seguinte haha. Desculpa ae galera foi muito mal mesmo, pois o filé de cordeiro com crosta de pistache e endívias confitadas tava dos deuses! Garanto que vocês me perdoam então com as sobremesas. Morri com o Gateau glacê:
A parada é o seguinte: sorvete de pistache sobre creme de chocolate em biscuit (nível ein!) de amêndoas + calda de chocolate e baunilha. A segunda (quando morri de novo) foi o duo de chocolate:
Legenda: mousse de chocolate branco com limão siciliano, ganache de chocolate praliné e biscuit de amêndoas. Alguém consegue pensar em academia, manter a dieta e etc e tal com isso? Não é um ser humano legal vai.
Ahhhh e nosso café ainda veio com essas fofuras:
Talvez os chefs de Floripa não gostem muito do que vou falar, mas arrisco dizer que esta é uma das melhores cozinhas contemporâneas de Santa Catarina. Quanto custou? Ih, coloca 130 reais, em média, por pessoa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Indico muito, principalmente se você está querendo dar um up grade no seu namoro/casamento.