26 de jun - 2014
Um dos principais redutos de cultura açoriana, o Ribeirão da Ilha preserva os traços culturais deixados pelas primeiras famílias a chegarem em Florianópolis e encanta os visitantes com sua beleza e suas saborosas ostras.
Quem avista de longe as casinhas coloridas alinhadas junto à orla de uma das mais belas e tranquilas praias de Floripa já logo percebe a influência dos colonizadores de Portugal. Sendo um dos mais antigos distritos da cidade, o Ribeirão da Ilha consolidou-se como um reduto histórico da colonização portuguesa e um dos principais centros de cultura ilhoa.
Como não poderia deixar de ser, o principal ponto turístico aqui é a Igreja Nossa Senhora da Lapa, construída em 1806 em pedra e óleo de baleia e localizada no centro histórico, antigamente conhecido como sede da Freguesia pelos habitantes portugueses.
Junto à igreja, as casas geminadas, cada uma com sua cor vibrante, alegram a paisagem por aqui. Diversos restaurantes e uma espetacular vista da orla de águas calmas fazem do Ribeirão um destino imperdível em Floripa. O ritmo sossegado, típico dos vilarejos açorianos relaxa os visitantes que podem calmamente circular pelas ruas. O pôr do sol por aqui é um espetáculo único, garantindo um fim de tarde romântico digno dos antigos cancioneiros lusitanos.
Além das belas paisagens, outro ponto forte por aqui é a gastronomia. Tão perto da praia, os restaurantes do Ribeirão não poderiam se especializar em outra coisa senão frutos do mar, e as estrelas por aqui são as ostras. Dezenas de fazendas deste tipo de molusco, espalhadas pela orla fazem da região a principal produtora de ostras do país e um importante pólo de maricultura.
Os visitantes que, além de se deliciar com as especialidades do vilarejo, desejarem conhecer melhor a história do local podem recorrer ao Ecomuseu, um casarão restaurado, que data de 1830. Aqui o visitante encontrará pertences e maquinários que revelam o modo de vida dos primeiros habitantes da ilha: as 60 famílias de origem lusitana, vindas para cá em meados de 1750 com a missão de assegurar as posses da coroa portuguesa e tornar estas terras férteis e produtivas.
Independente da visita ao museu, uma simples caminhada pelas ruas do Ribeirão da Ilha constitui uma, ainda que singela, viagem no tempo. Aproveite a paisagem e as ostras de um dos mais icônicos pontos turísticos de Floripa e encante-se assim como se encantaram nossos colonizadores que fizeram dessas belas praias não suas fazendas, mas seus lares.