15 de jul - 2014
Com a missão de preservar a cultura catarinense o CIC se tornou uma excelente opção de lazer cultural em Floripa.
O Centro Integrado de Cultura (CIC) foi inaugurado em 1982 com a intenção de servir de abrigo para as diversas formas de manifestações culturais presentes na ilha. Desde a data de sua abertura ao público, o prédio passou por diversas reformas para hoje poder atender as demandas culturais de uma Florianópolis que busca cada vez mais alternativas de entretenimento.
Uma das principais atrações do centro é o Cinema do CIC. Famoso por trazer para o público opções pouco convencionais da sétima arte, a sala possui capacidade para 137 pessoas. Toda a estrutura foi recentemente reformada para melhorar a acústica e a acessibilidade. Só esse ano a sala exibiu grandes sucessos da bilheteria alternativa como o polêmico Ninfoníaca, de Lars Von Trier e a co-produção teuto-brasileira Praia do Futuro, que estrela Wagner Moura no papel principal.
Outra importante contribuição cultural que integra a estrutura é o Teatro Ademir Rosa, inteiramente restaurado em 2012. A primeira apresentação a marcar a nova era do teatro foi o espetáculo Don Quixote do Balé Bolshoi, desde então a programação tem contribuído para novamente incluir Floripa na rota das grandes apresentações. Com os mais modernos mecanismos cênicos, a estrutura comporta espetáculos para até 906 pessoas.
Além de entreter a população, o CIC representa um importante papel na história artística da cidade. O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), instalado no local desde 1982 tem como objetivo conservar e restaurar obras de arte catarinenses com atenção especial às pinturas de cavalete e esculturas policromadas. No ateliê também é realizado um trabalho de suma importância cuja missão é capacitar profissionais de instituições públicas a respeito das práticas de conservação de bens culturais.
Ainda faz parte do complexo cultural do CIC, o histórico Museu de Arte de Santa Catarina (https://www.vivatoturismo.com.br/novidades/novidades-detalhes/121), que cumpre o importante papel de preservar o legado artístico do estado. Além de abrigar todos esses significativos órgãos culturais o CIC ainda realiza exposições e oficinas, a estrutura é agradável e ideal para receber visitantes, o que torna o centro um importante espaço de convivência cultural. Uma visita imperdível para quem deseja entretenimento e estar em contato com o legado da cultura catarinense.