20 de jul - 2011
Cultura, arquitetura, arte, café e muito mais
Sempre que passo em frente a esta bela casa, edificação histórica tombada pelo patrimônio municipal de Florianópolis, fico com vontade de entrar. E foi assim que, durante um almoço, conheci a Fundação Cultural BADESC. Inaugurada em 2006, o antigo imóvel foi residência do político Nereu Ramos, que chegou a ser presidente da República por um breve período. A construção, do final da década de 20, possui arquitetura eclética e arte déco.
Muita gente reclama que Floripa não tem espaços culturais, mas a maioria acaba nem conhecendo os que existem. Esta fundação se tornou ponto de encontro de intelectuais, artistas, professores e pessoas ligadas à arte e à cultura catarinense. O lugar oferece diversos espaços como o Fundação Café (palco de performances musicais e teatrais), biblioteca e auditório (onde funciona o Projeto Cineclube com exibições de filmes). O mais acessível ao público é o Espaço Fernando Beck com exposições de artes visuais selecionadas por edital. Assim a fundação permite que novos trabalhos e artistas possam aparecer no cenário cultural de Santa Catarina.
Um dos projetos permanentes da Fundação Cultural BADESC é o Tai Chi Chuan, que atende 75 pessoas com aulas no lindo jardim do casarão. O Projeto MusicAção é outro permanente, atendendo crianças e adolescentes que depois se apresentam em eventos mostrando tudo que aprenderam.
Vale a visita, nem que seja só para apreciar a arquitetura e os detalhes do casarão ou tomar um café.