18 de jul - 2011
Dicas da capital gaúcha
A convite do pessoal do Destemperados, fui para Porto Alegre conhecer o QG do grupo mais bacana do Brasil quando o assunto é gastronomia. A partir de agora vou falar experiência gastronômica, e não simplesmente gastronomia, depois de tanto conversar com a Lela Zaniol, uma das fundadoras do Destemperados, juntamente com os amigos Diego Fabris e Diogo Carvalho. Durante essas conversas, a Lela soltou uma frase ótima que resume o que é a experiência gastronômica “Sabe quando aquela pessoa que você está apaixonado faz uma sopa de saquinho e para você é a melhor sopa do mundo? Ou, pensando no lado pior, esse mesmo amor leva você num restaurante incrível e gasta R$ 500 num jantar, mas te dá um pé na bunda. Provavelmente esse jantar será o pior do mundo.” Ou seja, são vários fatores e não só a comida ou o vinho. Pegou?
Bom vamos falar de POA então. Pessoalmente eu não conhecia muito a capital gaúcha e fiquei surpreso e ao mesmo tempo gostei de ver uma cidade com tantos prédios antigos lindos. Também fiquei com a sensação de que a cidade respira cultura, de que as pessoas são muito educadas, e de que o gaúcho de Porto Alegre ama sua cidade. O lado ruim é a falta de segurança, em algumas áreas da cidade você precisa tomar bastante cuidado. Agora a maior surpresa mesmo foi a Fundação Iberê Camargo, simplesmente incrível e com padrão de um espaço cultural de cidades como NY.
Onde ficar:
Sem dúvidas a região da Padre Chagas é a mais bacana com diversos restaurantes, bares e lojas. O Sheraton Porto Alegre é muito bem localizado e fica anexo ao Shopping Moinhos, bem no meio do burburinho.
Para Happy Hour:
O novo boteco do Natalício, num lindo casarão de esquina no Moinhos. Super alto astral, comidinhas de boteco deliciosas e chopp gelado. Experimente o camarão com mel que vem num compinho, muiiito bom! As placas na parede são o toque divertido do lugar.
Outro lugar bacaninha, bem na Padre Chagas, é o Papito bar & armazém. Atendimento de primeira e cardápio bem diversificado. Ficamos light com a salada caprese e como a noite estava quente apesar de ser inverno clericot para relaxar.
Para comer bem:
A dica agora é de uma moradora da cidade e que entende de gastronomia. Conheci a querida Lilian Barcellos e ela me indicou muito o almoço do Del Barbiere, bem no centro. Eu não tive tempo de ir mas, segundo ela, o chef de 23 anos Marcelo Schambeck é o queridinho da cidade no momento com seu café bistrô que é integrado a uma barbearia antiga. ps: Somente com reserva.
No Barra Shopping tem o Bah Restaurante, do grupo Press. Ambiente lindo e cardápio de cozinha gaúcha modernizado.
Ahhh não posso esquecer da Barbarella Bakery. O lugar é muito cool e os pães uma delícia. Não tenha vergonha e peça um cacetinho haha, sem arrependimentos. Fazia tempo que não comia um simples pão de trigo tão gostoso. Além disso a rua é charmosa demais e parece uma vila.
Ainda tem muita coisa pra falar, mas vou finalizar com onde ir: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Fiquei apaixonado por esse lugar, fruto da arquitetura do português Álvaro Siza. “Arquitetada com tecnologia de ponta, a nova sede é o primeiro prédio cultural do Brasil construído dentro de todas as normas internacionais de segurança e atendimento. Considerado por profissionais da área um marco internacional em arquitetura e soluções em engenharia…”
SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL!
2 respostas de “Concierge Floripa + POA + Destemperados”
Deixe seu comentárioDeu mesmo vontade de ir!!! Guri, tais que deixa a gente com água na boca!
Bah! Agora deu vontade de ir!
Abs