27 de jun - 2014
Famoso por seus bilhetinhos nas paredes o Bar e Restaurante do Arante encanta os visitantes em busca de boa comida e boas histórias no sul da ilha.
O melhor da culinária manézinha, com direito a cachacinha e muita história: assim é o almoço de quem vem se deliciar no bar e restaurante do Arante. Atendendo os locais e as toneladas de turistas que visitam Floripa todos os anos desde 1958, o estabelecimento deixou de ser apenas um local para refeições e se transformou em um ponto turístico, parada obrigatória de quem está visitando o sul da ilha.
No começo de suas atividades era conhecido como Bodega do Arante e famoso entre os pescadores por vender frutas, verduras, fumo de corda e pratos de comida. Instalado no mesmo local, na beira da praia desde o início da década de 1960, o bar era gerenciado por seu Arante e dona Osmarina, que era quem preparava o icônico peixinho frito com pirão, tão querido pelos pescadores e aventureiros que passavam pela região.
Embora já muito conhecido pelas arredores da praia desde sua abertura, foi somente na década de 1970 que o bar ganhou fama com sua mais querida tradição: os bilhetinhos nas paredes. Estudantes vindos de outros estados, que acampavam nas imediações da praia do Pântano do Sul, deixavam bilhetes nas paredes do bar para que seus colegas, que estavam por chegar, soubessem a localização de suas barracas.
Claro que, com a vista paradisíaca e a cachacinha oferecida como cortesia por seu Arante, depois de algumas horas todos viravam poetas e os bilhetes criativos acabaram por ficar enfeitando as paredes. Hoje, ler todos os bilhetes deixados no bar é uma tarefa impossível. Mais de 70 mil pedacinhos de papel já foram colados pelas paredes e teto, vindos dos quatro cantos do mundo e inclusive um livro já foi publicado sobre as mensagens.
Se divertir lendo os bilhetinhos e principalmente se arriscar à La Manuel Bandeira deixado o seu sem dúvida faz parte da visita, mas o bar do Arante conquista mesmo pelo sabor dos pratos. O peixinho frito com pirão é a estrela da casa desde 1958 e o camarão na moranga não fica atrás, todos feitos com ingredientes fresquinhos e os melhores temperos. Servida à la carte durante a semana e buffet livre aos sábados e domingos a culinária tipicamente manézinha está bem representada no sul da ilha.
Não perca a oportunidade de apreciar a belíssima vista da praia, tomar uma cachacinha, que os administradores do bar fazem questão que seja cortesia até hoje, e é claro deixar a criatividade tomar conta do seu bilhetinho a ser deixado nas paredes do Bar e Restaurante do Arante.