19 de ago - 2011
Jacu Bird Coffee
Muita gente não sabe mas o café mais caro do Brasil vem do cocô do Jacu. Sim é isso mesmo que você leu, cocô!
Bom tudo começou com o café mais caro do mundo, o Kopi Luwak, extraído das fezes do Luwak, um pequeno felino que vive na Indonésia e nas Filipinas, o quilo desse café chega a custar mil dólares no mercado internacional. Acontece que aqui no Brasil o negócio rolou com o Jacu, um pássaro bem grande que pode pesar até 3kg!
A produtora de café Fazenda Camocim, localizada no Espírito Santo, começou a ter sérios problemas causados pelo Jacu que comia o café antes de ser colhido. O proprietário chegou a tentar uma autorização para acabar com os coitados dos Jacus. Só que claro o governo demorou tanto que ele desistiu e ai começou a notar as fezes do bicho com os grãos de café e logo pensou no Kopi Luwak. Mandou os grãos para análise para comprovar que não faziam mal a saúde e ai testou o café. O resultado: uma bebida mais ácida e doce do que o mesmo café recolhido da maneira tradicional.
Pelo que eu pesquisei, parece que o Jacu Bird Coffee é vendido em média por R$ 360 o quilo. Eu tomei o café aqui em Floripa na La Padá e paguei R$ 13, beeem caro para um espresso. Não sou especialista em gastronomia, muito menos em café mas gostei e realmente achei ele mais ácido que o café normal. Foi uma experiência, com certeza não será meu café de todo dia!