17 de fev - 2012
Uma simples homenagem ao grande Zeca D’Acampora
Post originalmente escrito para a coluna Food Hunter do Destemperados.
Pesquisando nos arquivos do Destemperados achei um post de 2009 em que a Lela passou pelo Bistro D’Acampora. O lugar é reconhecido nacionalmente pela ótima gastronomia e, claro, pelo famoso chef que criou o lugar junto com sua família, Zeca D’Acampora.
Achei que estava na hora de voltar e homenagear essa figura da ilha que faleceu em março de 2008 e deixa saudades. O Bistrô fica onde foi a casa da família e você logo nota na entrada com móveis e decorações dispostos como numa reidência.
Eu bem curioso dei uma fugida e passei pelo escritório, um dos locais mais bacanas da casa.
Eles têm um mega espaço de eventos onde são realizados as festas e casamentos mais badalados da ilha. O bistrô funciona num espaço bem reservado e com um toque clássico pelas paredes, móveis e lustres de cristal.
Eu já cheguei morrendo de fome e pensando no que me esperava, mas consegui raciocinar e tirar uma foto da mesa hehe (que estava linda, seguindo a linha menos é mais). Só para informar, nós reservamos o menu degustação do bistrô.
Pode começar? Para abrir o apetite o couvert veio finamente com patê de foie gras, terrine de salmão e brie com geleia de pimenta. Eu sou viciado em brie com geleia, raptei então o pequenino para o meu lado.
Claro que tudo isso foi acompanhado de uma farta cesta de torradinhas. Ou acharam que eu ia comer o brie puro só com geleia? (sim eu comi admito!)
Fazendo plágio do post da Lela “Depois, para limpar o paladar, veio” sopinha gelada de manga com hortelã, queijo coalho e tomatinho cereja com mel trufado. A cara do verão!
Eu estava sentindo que a noite ia ser perfeita. Foi quando apareceu na minha frente essa salada verde com salmão, creme azedo, batata não lembro o nome (essa furadinha) regado com molho de iogurte e funcho.
Como dizem os manezinhos da ilha “arrombasse ô”. Assim defino essas ostras crocantes com caviar de berinjela e azeite de pimentão vermelho e azeitona preta.
Dica: se você pedir o menu degustação manere nas entradas porque é bastante comida mesmo. O primeiro prato principal foi o meu favorito da noite. Mega ultra big camarões grelhados com molho de açafrão e sautté de arroz negro com cogumelos.
Juro que depois desse prato eu já estava mais do que satisfeito. Mas como negar carré de cordeiro ao molho funghi porcini e risoto de romã? Eu experimentei e comi muito mais do que devia. O cordeiro estava no ponto perfeito e o risoto divino.
Levantei para dar uma respirada, lavei o rosto e voltei para mesa. Prepara pra sobremesa: Crumble de maçã com castanha de caju e sorvete de canela. Nessas horas eu vejo que a vida é linda!
Preciso deixar meus parabéns ao chef Betinho, que foi pupilo do Zeca e hoje mantém o padrão do Bistrô. Quanto custou tudo isso? R$ 130 por pessoa, sem bebidas. Um clássico da ilha!