15 de ago - 2011

Tags

Sábado de sol no Ostradamus

Programa gastronômico imperdível na ilha!

Para mim o Ostradamus é uma das melhores experiências gastronômicas da ilha e ainda renderá muitos posts aqui no Concierge Floripa. A história do lugar é muito legal vou tentar resumir: o dono, o Jaime, era mecânico e decidiu transformar sua oficina numa lanchonete para atender os turistas que chegavam no Ribeirão da ilha. O simples mecânico viu o fluxo de clientes aumentar e muito inteligente começou a pesquisar e a refinar seus gostos, indo a feiras e restaurantes. Ele foi crescendo e hoje têm talvez a melhor ostra do Brasil, num restaurante de cozinha internacional.

Todas as ostras passam por um processo de depuração, uma espécia de limpeza, o que garante um produto de qualidade absurda e sem contaminações e riscos para a saúde. Além das ostras o cardápio tem pratos famosos como o “Sinfonia dos náufragos”, um lindo espeto de camarões assados na brasa regados com molho de ervas.

Decidimos focar nas ostras e não pedimos prato principal. Abrimos os trabalhos com uma caipiroska de abacaxi enquanto esperávamos a nossa mesa que, com surpresa, foi a melhor possível (a última mesa do trapiche, com o maravilhoso mar do Ribeirão a nossos pés, literalmente). Tirei muitas fotos pois o dia de sol e céu sem nuvens estava perfeito. Vou começar a série com o visual do local:

Se você for num dia de sol, espere por uma mesa no trapiche, a experiência vai ser completamente diferente, comer no salão não tem muita graça apesar de ser bem bacaninha:

Logo na entrada do Ostradamus, um aquário mostrando como é feito o processo de depuração das ostras:

Detalhes que mostram a cultura local, muito valorizada por eles:

Para esperar nossa mesa sem pressa, abrimos os trabalhos com caipiroska de abacaxi. Vá com calma, aproveite para relaxar e botar o papo em dia:

Agora começa a melhor parte! Sorry por deixar todo mundo com água na boca. Ahhhh preciso dizer que dá pra pedir 1/2 duzia, assim você consegue provar mais tipos de ostras. Primeiro foi a Porto Sollis com Martini e Limão:

Seguida da Gengibre com o azeite de oliva, mel, conhaque e gengibre claro! Agora o pão, nossa esse pão é muito bom e parece que é o próprio Jaime que faz:

Ostra com o famoso Grana Padano, o tipo de queijo italiano proveniente de Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Veneto e Trentino é um queijo duro, elaborado com leite de vaca. Grana é o nome genérico dado aos queijos duros e granulosos que tiveram origem no Vale do Rio Pó, na época do Império Romano:

A ta achando que acabou? Que nada! Ostra Pérola Negra com redução de aceto balsâmico:

Calma a gente bebeu também hehe. Pedimos uma garrafa do espumante produzido na Serra Gaúcha Casa Valduga Premium Brut. Harmonização clássica em todo o mundo a dobradinha ostras + champagne no nosso caso espumante hehe:

Para fechar sério não sei como ainda conseguimos comer um polvo alho e óleo interinho! E ainda pedimos mais uma cesta do delicioso pão com nozes e pistache.

Saímos de lá satisfeitos e não conseguimos escolher uma ostra preferida, todas estavam incríveis. Depois dessa orgia “ostronômica” tá inventei agora!, desembolsamos R$ 90 cada um. Eu jurava que ia ser bem mais!

Acabou? Sim! Quero dizer mais ou menos, pois ainda comemos um doce português de sobremesa no café e empório Tens Tempo, que fica do outro lado da rua. Mas essa eu deixo para uma próxima matéria hehe!

 

 

 

 

Rod. Baldicero Filomeno 7640. Ribeirão da Ilha, Florianópolis. Tel: 48 3337-5711. Terça a sábado das 12 às 23h e domingo das 12 às 18h.

Comentários

3 respostas de “Sábado de sol no Ostradamus”

Deixe seu comentário
  1. Ana Paula Groth disse:

    Amo o astral de Ribeirão da Ilha. Tudo sempre com aquela traquilidade tão diferente da badalação e trânsito maluco – algo que na minha opinião – não combina nenhum pouco com as praias fantáticas de Floripa.

    Quanto ao Ostradamus – INESQUECÍVEL!
    Saborear aquelas deliciosas ostras no trapiche é uma experiência única de ser vivida (ainda mais regado a espumante bem gelada (simplesmente tudo!).

    Parabéns pela escolha deste assunto para post. Excepcional lugar!

    Abraços e sempre muito sucesso!
    Ana Paula Groth
    Porto Alegre – Rio Grande do Sul

  2. Ostradamus é realmente fantástico! Amo a decoração das mesas e o clima de lá.
    que saudade de comer uma(s) ostrinha (s)!!

Newsletter

Novidades direto no seu e-mail. Cadastre-se aqui!