4 de set - 2012
A cultura açoriana muito viva
Este domingo, o Concierge aproveitou um passeio por Santo Antonio de Lisboa e Sambaqui, um dos lugares mágicos da Ilha.
Santo Antonio de Lisboa foi uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos que chegaram à Ilha na metade do século XVIII. É um bairro que conserva toda tradição pesqueira, principalmente de ostras, além dos casarios e uma rua de pedras construída no tempo da escravidão. É também Área de Preservação Cultural, e conta com a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, construída entre 1750 e 1756 de frente à praça e voltada para a Baía Norte. Praça e Igreja que estavam totalmente decoradas para a Tradicional Farinhada que dá inicio a Festa do Divino Espírito Santo. Muito Lindo!
Aproveitamos para ir até a Ponta do Sambaqui, um lugar indescritível, com vista para a Ponte Hercílio Luz, para toda Baía Norte e Continente. A Praia de Sambaqui é um tradicional vilarejo de pescadores, e a palavra possui origem indígena que significa cemitério, extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados, detectando a presença de primitivos habitantes neste local, em tempos remotos.
Em toda esta região, ainda encontramos a renda de bilro e vários grupos de dança folclórica formados por membros da própria comunidade como Pau de Fita, Boi de Mamão e a Ratoeira.
Lembrando que a Vivato Turismo tem este passeio para vender: www.vivatoturismo.com.br